Quem Somos

O grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sociedade CNPQ/UFRPE, coordenado pela docente Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, criado em 2002, constitui-se como um grupo interdisciplinar de pesquisa e extensão. Atualmente dedica-se especialmente aos temas: gênero, trabalho, pesca e cidadania.

Formado por pesquisadoras/es, professoras/es e alunas/es da UFRPE, de cursos de graduação e Pós-Graduação da instituição, o grupo também conta com apoio e parceria de diversas instituições de ensino, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil tais como: Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA, Ministério da Pesca/MPA,Secretaria de Políticas Públicas para as Mulhers/SPM e ONG internacional como a World Fisheries Trust (WFT).

ATIVIDADES
O princípio norteador das ações do grupo se apoia na interdisciplinaridade e na integração entre universidade e movimentos sociais. No compromisso de promover e compartilhar a produção do conhecimento, dentro e fora da academia, nestes 11 anos de funcionamento na pesquisa e extensão, o grupo tem se dedicado à produção de materiais variados. Dentre eles podemos citar: livros, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos em congressos nacionais e internacionais, cartilhas, registros em vídeos e fotos, além de rádio-novelas baseadas em temas trabalhados nas cartilhas. A fim de estimular a troca constante de informações produzidas a partir do diálogo entre o conhecimento local e o acadêmico, vários eventos, debates, seminários, palestras, oficinas e encontros vem sendo organizados periodicamente. Professores e pesquisadores ligados a outros núcleos de pesquisas e instituições de ensino são regularmente convidados pelo grupo.

As atividades realizadas evidenciam o seu envolvimento com o feminismo e com os estudos de gênero, e se expressam em ações conjuntas com setores do poder público como a SPM, o MDA e o MPA, além da participação na Rede de Educação para a Diversidade SECAD/MEC. Dessa forma, sobressaem-se as pesquisas e a atuação em diversas áreas acadêmicas, sem deixar de lado a relação com os movimentos sociais comprometidos com os direitos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero.

LINHAS DE PESQUISA
  • Análise Iconográfica e do discurso
  • Educação ambiental e geração de renda
  • Extensão rural e desenvolvimento local
  • Gênero e Diversidade
  • Pesca e gênero
  • Políticas e estratégias de comunicação